Que transporte público existe em Roma? Como o sistema funciona? Quando você chega em uma cidade estrangeira e não fala o idioma local, muitas vezes é um pouco difícil navegar no sistema de transporte público local.

Mas se você está indo para Roma, você não precisa se preocupar. Mesmo que o sistema de transporte público pareça bastante desordenado no começo, é bem fácil – mesmo que você não fale italiano.

O sistema de tickets e a rede são estruturados de forma muito clara, para que você possa encontrar rapidamente o seu caminho após um curto “período de treinamento”.

Para ajudá-lo a planejar sua viagem, leia neste artigo tudo o que há para saber sobre o transporte público em Roma.

Você tem que usar o transporte público em Roma?

Uma pergunta legítima! A cidade de Roma (ou o centro turístico) não é muito grande. Assim, também se pode caminhar muito. Mas você provavelmente não vai contornar o uso do transporte público.

Existem algumas razões para isso: quando você chegar, provavelmente estará sobrecarregado de bagagem, e certamente não vai querer levá-lo a pé. Além disso, o calor em Roma durante os meses de verão é subestimado por muitos visitantes.

Depois de um longo dia de turismo, muitos turistas usam o transporte público em Roma para voltar ao hotel rapidamente podendo usar o sptras telefone (e sem esforço).

E embora o centro seja muito compacto, fica a menos de 30 minutos a pé entre alguns pontos turísticos (por exemplo, o Coliseu e o Vaticano). Por isso, vale a pena tratar do assunto dos transportes públicos em Roma antes da partida.

Que transporte público existe em Roma?

Existem duas linhas de metrô em Roma (uma terceira está em construção). No entanto, o metrô de Roma não passa diretamente pelo centro, mas ao redor dele. Por quê?

Você tem que usar o transporte público em Roma?

A razão para isso é que há tantos tesouros arqueológicos escondidos no subsolo da cidade que muitas coisas teriam sido destruídas se as linhas de metrô tivessem sido encaminhadas diretamente pelo centro.

Esta é também a razão pela qual a construção das terceiras linhas leva tanto tempo – durante as obras, remanescentes da antiga Roma são encontrados repetidas vezes, que então precisam ser recuperados antes que você possa continuar construindo.

No entanto, o metrô é um meio de transporte muito conveniente e muito utilizado. Leva muito para os subúrbios, onde muitos romanos vivem. Também para os turistas, o metrô é ideal para se locomover.

Com ela você pode rapidamente ir de A a B, especialmente porque o metrô também pára na estação central de Termini, onde muitos de vocês chegarão.

Inúmeras estações de metrô também estão perto das atrações famosas, como o Coliseu (estação Colosseo) ou o Vaticano (estação Ottaviano). Na linha A estão a Escadaria de Espanha e a Fonte de Trevi (estações “Barberini” ou “Spagna”).

Auto carros em Roma

Dentro do centro, o ônibus é o transporte público mais popular em Roma. Como o metrô não passa pelo centro, há uma rede de ônibus muito densa e conveniente. Os ônibus passam por inúmeras ruas no centro, então você sempre encontra um ponto de ônibus rapidamente.

Aqui está o horário de ônibus para Roma. Como você pode ver, parece bastante complicado no começo. Na verdade, o sistema é bem simples. Além dos pontos turísticos, as estações de metrô e as ruas amarelas são as linhas de ônibus que param nesses locais.

Tudo o que você precisa fazer é seguir a linha amarela para ver onde as linhas de ônibus estão indo. Quando você está lá, é ainda mais fácil. Em cada parada de ônibus, você verá sinais como esses.

No topo estão as linhas de ônibus. Abaixo estão as estações onde o ônibus irá parar. Por exemplo, se você quiser ir à Piazza Venezia, onde o monumento Vittoriano está localizado, você deve pegar o ônibus 46 ou 916 neste caso.

Não se confunda com as diferentes letras acima dos números de ônibus. Na maioria dos casos – como aqui – há a letra U, que identifica as linhas de ônibus normais que funcionam durante todo o dia. Em alguns casos, há também um X ou um E.

O bonde / bonde em Roma

O terceiro transporte público em Roma é o bonde. As linhas de bonde levam, na maioria dos casos, bastante extensivamente ao redor do centro. O bonde não é realmente usado por turistas, pois não pára perto dos pontos turísticos (com algumas exceções, como o Coliseu ou a área de Trastevere).

O bonde / bonde em Roma

Altamente recomendado é um pequeno passeio na linha 3, onde você pode fazer um pouco de turismo. A linha vai da bela área de Trastevere ao Coliseu e Circo Máximo até a parte norte da cidade.

Transportes Públicos: Veja como atualmente está bem mais fácil
Avalie este post!
Transportes Públicos: Veja como atualmente está bem mais fácil