Se você estiver procurando por um carro de segunda mão, essas dicas irão ajudá-lo a fazer a compra certa e não se tornar um pesadelo. De como escolher o tipo de carro que você precisa para que elementos devemos verificar para saber em que estado real o veículo é ou se é melhor comprar um particular ou um profissional, vamos esclarecer tudo aqui.

Comprar um carro é uma decisão que deve ser considerada muito. É muito caro e, normalmente, é algo que vamos manter por alguns anos, então é melhor acertar na primeira vez.

Ao comprar um carro usado, vamos passar por várias fases: decidir o tipo de carro que queremos ou precisamos, onde procurá-lo, como verificar seu status e, finalmente, comprá-lo. Vamos ver cada uma dessas etapas e o que devemos observar em cada uma delas.

Veja como comprar um carro usado

Quando você está testando o carro e falando com o vendedor, eu recomendo que você siga uma regra de ouro: “Se houver dúvida, não há dúvida”. Se houver algo que lhe dê uma má coluna ou não se encaixe, esqueça o carro. Você pode estar errado, mas você não pode, e certamente há ofertas mais interessantes que inspiram mais confiança.

Embora o ideal seja que possamos comprar o carro que mais gostamos, a maioria de nós não pode pagar. Comprar um carro que amamos, mas que não é útil, fará com que não o apreciemos, por isso precisamos encontrar um compromisso boleto ipva.

Em vez de escolher os carros que nós gostamos e, em seguida, ver quais são os melhores serviço irá dar-nos, temos de fazer o oposto: olhar para o que as nossas necessidades e no âmbito da cobertura, olhar para o carro mais gostamos Para decidir qual é o nosso, devemos seguir estes passos.

Defina nosso limite máximo de orçamento: saber qual é a quantia máxima de dinheiro que podemos alocar para a compra do carro é a primeira, pois condicionará o restante da compra.

Carro usado vale a pena?

Se o nosso orçamento é baixo, mas precisamos de um carro grande, teremos que procurar modelos mais antigos. Assim que soubermos qual é o nosso telhado, devemos ser rigorosos para não exagerar e não confiar no “é que por apenas 500 euros mais.

Talvez o dinheiro que você precisa depois para outras coisas e o carro vai acabar sendo uma laje pesada, em vez de algo que lhe dá um serviço e liberdade para se mover.


Sabemos que tipo de carro precisamos a médio prazo: há momentos em que procuramos por um carro por um pequeno período de tempo, mas normalmente teremos entre 5 e 8 anos, então devemos levar em conta se nesse período a situação pessoal pode mudar, se é possível que a família aumente, se precisaremos cuidar de pessoas idosas, etc.

Cuidado com os grandes sedans e SUV: em geral, o mercado de carros maiores usadas são mais depreciação e é muito comum ouvir um “grande carro que valia um colar novamente comprado muito barato”. Isso é verdade e é comum encontrar salões de luxo com o mesmo preço de um compacto mais moderno.

Como comprar um carro usado